Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Desportu TL

Dom | 03.08.14

Cabo Verde "bisa" na organização do evento

SAPO TL

A X edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vai decorrer em Cabo Verde.


 



 


Cidade da Praia vai acolher a X edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa


 


Cabo Verde organizará em 2016 a X edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), depois de tê-lo feito em 2002. A passagem de testemunho foi dado esta manhã pelo ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba, ao director geral dos desportos daquele país do arquipélago, Gerson Melo.

O acto decorreu após a final do torneio de futebol ganho por Portugal, mercê da vitória sobre a anfitriã Angola, por 2-1, no estádio dos Coqueiros, em Luanda.

A República de Cabo Verde é um país insular africano, um arquipélago de origem vulcânica constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlántico, 640 km a oeste de Dacar, no Senegal.

Outros vizinhos são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós.

Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975.

Cabo Verde será o sexto país a albergar o maior evento desportivo da comunidade falante da língua portuguesa, depois da I edição ter-se realizado em Portugal em 1992, país que albergou igualmente os jogos de 2012.

Guiné-Bissau organizou em 1995, Moçambique (1997 e 2010), Cabo Verde (2002 - 2016), Angola (2005 e 2014), Brasil (2008).


 


@SAPO Desporto c/ANGOP sapodesporto@sapo.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.