Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SAPO Desportu TL

Sex | 05.08.16

Governo apoia equipa olímpica de Timor-Leste no Rio2016

SAPO TL

O Governo orgulha-se de apoiar a participação de Timor-Leste nestes Jogos, com Francelina Marques Cabral a competir em ciclismo XCO (“cross-country”), Nélia Martins nos 1500 metros femininos e Augusto Ramos Soares nos 1500 metros masculinos. 


 



 Foto: Sergei Ilnitsky / EPA


 


A atleta timorense Francelina Marques Cabral vai competir no Centro de Mountain Bike, um percurso de 5.400 metros inserido no Parte Radical e que aproveita a topografia da região para desafiar os participantes, com o calendário a prever como dias de competição 20 e 21 de agosto.


 


O Primeiro-Ministro, Rui Maria de Araújo, felicitou a equipa e considerou que a sua participação reforçará a consciência internacional relativamente a Timor-Leste, apresentando-se como uma oportunidade única para representar a nação por entre os outros membros que se encontram no Rio. O Governo financiou as viagens dos atletas ao Rio de Janeiro, apoiou a participação nas ações de preparação e desenvolveu, em Timor-Leste, as infraestruturas de preparação física e humana nas modalidades que representam.


 


Desde a sua chegada ao Rio de Janeiro, a 29 de julho, a equipa de Timor-Leste tem estado a treinar e a adaptar-se às condições locais. Os eventos de atletismo, para Nélia Martins e Augusto Ramos Soares, decorrem no dia 12 de agosto e a corrida de ciclismo XCO de Francelina Marques Cabral, no dia 20 de agosto.


 


O Porta-Voz do VI Governo Constitucional, Ministro de Estado Agio Pereira, afirmou: "Em nome do Governo, felicitamos os atletas olímpicos de Timor-Leste pelo seu árduo trabalho e empenho. A sua excelência no desporto levou a esta oportunidade de participar nos Jogos Olímpicos do Rio e, orgulhosamente, representarem a nossa nação. Desejamos-lhes os maiores êxitos."


 


As participações de Timor-Leste nas edições anteriores têm sido sempre por convites, com a delegação histórica - a primeira - a competir em 2000 nos Jogos Olímpicos de Sydney, onde se destacou a maratonista Águeda Amaral que conseguiu acabar a prova.


 


@SAPO Timor-Leste & Portal do Governo de Timor-Leste