Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO Desportu TL

Dom | 10.07.16

Timor prepara festa sem precedentes para a final

SAPO TL

Timor-Leste está a preparar uma festa sem precedentes para acompanhar a final do Euro2016, com o apoio à seleção portuguesa a levar à instalação de locais para a transmissão em direto do jogo em mais de 50 pontos. 


 



Imagem tirada do vídeo da Lusa feito pelo António Sampaio




Um apoio à seleção nacional visível com várias faixas gigantes, incluindo uma colocada nos muros centrais do Palácio do Governo, em Díli, onde se pode ler "O povo de Timor-Leste deseja a Portugal a taça nesta grande final do Euro2016".


 


Nas ruas são visíveis várias bandeiras portuguesas, em muitos locais, e são vários os carros, motas e microletes (os tradicionais transportes públicos locais) com bandeiras portuguesas.


 


Xanana Gusmão, vestido com uma camisola do Boavista Futebol Clube de Timor-Leste - mas garantindo que à noite virá com uma camisola do SLB - está a comandar uma iniciativa que, insiste, não é do Governo mas "de todo o país".


 


"Isto não é do Governo, é de todos, de empresas, da sociedade civil em apoio à seleção", explicou à Lusa.


 


Um grande ecrã está a ser preparado no Centro de Convenções de Díli onde estarão, a partir das 00:00 (quatro horas antes do jogo) "as pessoas mais importantes".


 


O mesmo ocorre em todo o território, onde o jogo será acompanhado em direto em vários locais.


 


No caso de Díli, haverá musica e a transmissão de resumos dos jogos de Portugal e França até à final, "para animar e entreter as pessoas".


 


A comunidade portuguesa, por seu lado, deverá dividir-se entre o CCD e pelo menos dois pontos onde têm sido transmitidos os jogos anteriores, nomeadamente o espaço da Doce Tentação, na sede do Sport Dili e Benfica, e no Hotel Timor.


 


O debate entre muitos é se começam a festa hoje, aguentando até à hora do jogo, ou se se deitam umas horas para estarem 'mais frescos' às 04:00 locais.


 


Portugal procura neste domingo esquecer o 'trauma' de 2004 e conquistar pela primeira vez um Campeonato Europeu, numa final na qual terá de contrariar a tendência negativa contra a anfitriã França, no Stade de France, em Saint-Denis.


 



 


com Lusa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.